algumas maneiras de reutilização de materiais-pesquisas sobre animais em extinção

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Continuação de Geociências



1.1 Formação da terra

Os componentes metálicos, mais pesados, se dirigiram para o interior do corpo, enquanto os mais leves ( como hidrogênio e hélio), que devem ter formado a atmosfera primordial, provavelmente escaparam para o espaço sideral. Nesse primeiro estágio de desenvolvimento terrestre, o calor era gerado por três possíveis fenomenos:
1- A desintregação de isótopos radioativos de vida curta.
2- A energia gravitacional liberada pela submersão dos materiais
3- O impacto de pequenos corpos planetários (planetesimais)

 O aumento de temperatura foi suficiente para aquecer todo o planeta. Com isso, o núcleo começou a se fundir e foram produzidos líquidos gravitacionalmente leves, que atingiram a superfície e se cristalizaram, formando a primeira crosta terrestre.

 Ao mesmo tempo líquidos mais pesados, ricos em ferro, níquel e provavelmente enxofre, se separaram e mergulharam, sob a ação da gravidade, em direção ao núcleo da terra. Os elementos voláteis mais leves do interior do planeta puderam então ascender e escapar,provavelmente durante erupções vulcânicas, e geraram a atmosfera secundária e os oceanos( essa foi chamada fase de diferenciação). Provavelmente instável, a primeira crosta terrestre afundou. Esse processo gerou mais energia gravitacional, o que permitio formar uma crosta mais espessa, estável e duradoura.

 Assim, foram separando-se camadas com propriedades químicas e físicas distintas no interior do globo terrestre. Há cerca de 4 bilhões de anos, formou-se o núcleo - constituindo por ferro e níquel no estado sólido, com um raio de 3.700 km. Em torno do núcleo, Formou-se uma chamada - o manto - que possui 2.900 km de espessura, constitúida de material em estado pastoso, com composição predominante de silício e magnésio.

 O conhecimento dessa estrutura deve-se à propagação de ondas sísmicas geradas pelos terremotos. Tais ondas, medidas por sismógrafos, variam de velocidade  ao longo do seu percurso até a superfície, o que prova que o planeta possui estrutura interna heterogênia, ou seja, as camadas internas possuem densidade e temperatura distintas.

Em torno de 4 bilhões de anos atrás, gases de manto separaram-se, formando uma camada de ar ao redor da terra - a ATMOSFERA - já naquela época muito semelhante à atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário